Promoções em farmácias: saiba como fazer de forma correta e lucrativa
Para criar promoções em farmácia, é importantíssimo que o gestor selecione quais produtos podem ou não ser colocados em promoção, buscar destacar os produtos da forma correta e investir em campanhas e abordagens de vendas. Saiba mais!
Existem importantes caminhos oportunos para criar promoções em farmácia. E estamos falando de uma valiosa estratégia de venda que está inserida em projeto de gestão de produtos e de vendas que se adequa tanto a uma loja física quanto online.
Inicialmente, para atrair novos clientes de diferentes formas é indicado criar combos de produtos ou de descontos, promoções curtas, frete grátis e oferecimento de cupom de desconto.
O gestor deve ter plena visão sobre os descontos em cada tipo de compra com foco em lucrar com o seu negócio, planejando sempre calcular as promoções dentro do equilíbrio financeiro da empresa.
Neste artigo, falaremos mais sobre como criar ações promocionais de forma direcionada. Confira!
Veja também:
Como criar promoções em farmácia?
Antes mesmo de criar promoções é orientado analisar todas as condições que possam de fato oferecer descontos que sejam percebidos como vantajoso para o cliente e para a empresa.
A seguir apresentamos dicas essenciais para criar ações promocionais para diferentes tipos de produtos e abordagens.
1 – Negociação
É indicado realizar negociação junto com os fornecedores como forma de reduzir custos de aquisição de matéria-prima ou de produtos para revenda, incluindo até mesmo a aquisição de medicamentos e itens de cuidados pessoais como forma de renovar ou manter o estoque da farmácia.
Ao realizar uma compra estratégica para reforçar o estoque da loja, o gestor deverá ter mais facilidade para criar promoções e trabalhar com os melhores produtos.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A RESILCON pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
2 – Multicanais
A farmácia pode ainda oferecer multicanais para o cliente, com a possibilidade de aumentar os pedidos dos clientes e melhorar a negociação para um preço menor.
Além da loja física, a farmácia pode oferecer seus produtos em marketplaces, redes sociais, loja online ou virtual e até via e-mail.
3 – Controle de estoque
O gestor da farmácia precisa ter um bom controle de seu estoque para oferecer o produto com o melhor preço possível para venda presencial ou online.
De fato, a gestão do estoque é um processo que permite ao gestor de vendas criar promoções em farmácia, trabalhar com os produtos certos e que estejam controlados de modo integrado para atender ao público certo.
Tipos de promoções
Mas será que todos os gestores de vendas de uma rede de farmácia sabem quais são os tipos de promoções que podem ser implementadas, seja em uma loja física ou online? A seguir, apresentamos os principais métodos de promoção.
Desconto por antecipação
Ao oferecer o desconto por antecipação a empresa permite ao cliente comprar um determinado produto antes mesmo dele estar disponível. É um processo de pré-venda ou de pré-lançamento e funciona bem junto ao cliente que quer adquirir um produto em lançamento e garantir a compra com um preço mais acessível.
Combos
Outro método é a criação e oferta de combos como o tradicional “compre 1 e leve 2”, ou por meio da oferta de um brinde a ser adicionado junto com a compra de um produto.
Trata-se de uma importante estratégia que ajuda a atrair mais clientes que darão valor a cada brinde e, ao mesmo tempo, ajudará o lojista a liberar parte de seu estoque.
Datas sazonais
A criação de promoções sazonais é de suma importância para a venda de produtos em determinada época do ano, seja no comércio on-line ou presencial.
Percentual de desconto
O desconto em percentual usa a oferta de cupons de desconto como principal estratégia para atrair mais atenção dos clientes potenciais.
Frete grátis
O frete grátis é um dos melhores atrativos para uma loja que atua na internet através do e-commerce.
Geralmente, os clientes ativos não gostam de pagar frete ou taxa de entrega. Mas, para oferecer frete grátis, o gestor de vendas poderá inserir o valor do produto no frete ou fazer negociações com empresas de entrega e logística para oferecer esse benefício na entrega.
Planejamento
Quando falamos em criar promoções em farmácia, é importante lembrar que todas as ações dependem muito de planejamento, incluindo estudo de mercado, identificação de público e reconhecimento do produto a ser trabalhado.
Todo tipo de planejamento precisa começar com pesquisa de mercado e com a identificação da melhor oportunidade.
No tocante à promoção, é importante pensar na finalidade da ação promocional, métodos de engajamento de clientes, pontos de atração de clientes e métodos de lançamentos promocionais.
Também há outros fatores como identificar se existe mercado para determinada demanda, estudo de orçamento para o projeto e o direcionamento de uma campanha promocional.
Divulgação
A promoção de determinado produto ou serviço já existe? Então está na hora de divulgá-la. Promoção que não é divulgada é promoção inexistente.
Além das ações no ponto de venda, a empresa pode investir na divulgação através de catálogos, panfletos e nas redes digitais.
E o mundo digital oferece uma imensa possibilidade de canais de comunicação como as redes sociais (Facebook, Instagram, TikTok), landing page, e-mail marketing, anúncios digitais e até mesmo o SMS marketing.
A farmácia ainda pode criar uma lista de clientes no WhatsApp e comunicar sempre quando houver uma promoção nova.
Experiência positiva para o cliente
Ao pensar em criar promoções em farmácia, os gestores e profissionais de marketing precisam pensar na relação com o cliente e como atendê-lo da melhor forma possível.
Geralmente, o cliente espera mais do que somente receber o produto ou serviço, ele espera por um bom atendimento, por uma embalagem diferenciada, por um processo de entrega personalizado e uma comunicação que atenda suas expectativas.
Foque o cliente
É importante pensar no seu cliente, considerando a criação de promoções dedicadas a determinado perfil de cliente.
Quanto maior é o conhecimento sobre determinado perfil de cliente, mais ações a empresa ou marca poderá oferecer para o seu público.
Conte com o apoio especializado da Resilcon Contabilidade
A fim de criar promoções efetivas, é importante ter um efetivo controle do seu estoque e respeitar a sua margem de lucro, assim você evita prejuízos e pode utilizar as promoções como uma forma de aumentar sua lucratividade.
Por isso, é fundamental contar com o apoio de uma contabilidade especializada em farmácias para que você consiga realizar promoções efetivas e garantir a saúde financeira do seu negócio.
Conte com a Resilcon Contabilidade! Os nossos especialistas estão à sua disposição!
CLIQUE AQUI PARA FALAR COM OS NOSSOS ESPECIALISTAS!