7 dicas de ouro de como aumentar as vendas da sua farmácia

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Descubra agora como aumentar as vendas da sua farmácia

 Confira as nossas superdicas de como aumentar as vendas da sua farmácia

Aumentar as vendas da sua farmácia requer dedicação e bastante planejamento. 

O primeiro passo é dedicar atenção na seleção de produtos de qualidade, serviços que atendam às necessidades dos clientes e posicionar a marca do estabelecimento da melhor maneira.

No universo das vendas, é importante ter bastante atenção ao desempenho da empresa como um todo, tendo atenção ao processo de treinamento da equipe de vendas e atendentes.

Para a empresa se tornar uma líder de vendas, é essencial contar com bons fornecedores, cultura organizacional dedicada para a frente de vendedores e definir metas de vendas realistas.

Neste artigo ,apresentamos dicas importantes para alavancar as vendas no segmento farmacêutico. Confira!

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Como aumentar as vendas da sua farmácia?

O estabelecimento precisa pensar na decoração do ambiente de suas lojas, na seleção de marcas de produtos, bem como de fornecedores, alinhar as equipes de atendimento e de vendas de forma a atender os clientes da melhor forma, e dentre as melhores iniciativas focar sempre no cliente.

1 – Pesquise o público-alvo

É importantíssimo pesquisar para qual perfil de público a sua farmácia pretende vender. E não estamos falando somente de medicamentos, mas também de produtos de higiene, cuidado pessoal, suplementos e alimentos leves que, comumente, grande parte das farmácias comercializam.

Uma das principais dicas é conhecer sempre o seu público, conhecendo a faixa etária, o gênero, localização geográfica, comportamentos, entre outros fatores.

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Ao conhecer as preferências e demandas específicas de diferentes grupos de consumo, a farmácia saberá posicionar melhor seus produtos e ofertas.

No caso de uma farmácia online, essas informações ajudarão a guiar decisões para campanhas do Google Ads, Facebook Ads, entre outras ferramentas de anúncio.

2 – Decisões de compra

Quais tipos de medicamentos são mais procurados? Quais marcas de genéricos geram mais confiança no cliente no balcão da drogaria? A perfumaria atende às expectativas de clientes tanto do gênero masculino ou feminino?

Essas perguntas podem ajudar a compreender o processo de decisão de compra para aquisição de determinados produtos e processo de geração de experiência de compra positiva.

O grande objetivo é evitar uma experiência negativa ou uma má relação entre o estabelecimento e o cliente.

A decisão de compra pode estar atrelada a diferentes níveis de necessidade e demanda por parte do cliente. Além de buscar por um medicamento para curar ou tratar um determinado problema de saúde, o cliente pode entrar na farmácia para comprar outros itens como shampoo, cremes, pomadas, entre outros.

3 – Relacionamento com o cliente

Ao buscar aumentar as vendas de sua farmácia, o seu estabelecimento oferece cupons de desconto? Registro de clientes em troca de descontos? Pesquisa de satisfação do cliente? Se a resposta é não podemos considerar que a farmácia não investe de fato no relacionamento com o seu cliente.

Investir no relacionamento com o cliente ajuda a elevar a conversão das vendas, principalmente quando a empresa já investe na qualidade, no atendimento personalizado e na criação de relacionamento constante com o cliente.

Outras dicas são o envio de e-mails em datas comemorativas para os clientes com apresentação de informações, ofertas, e cupom de descontos.

4 – Estude a concorrência

É preciso que a farmácia avalie a concorrência independente do porte ou se o concorrente está mais segmentado. 

Dessa forma, a sua farmácia conhecerá as principais características para gerar um diferencial entre as demais farmácias e alavancar o negócio.

É indicado ainda pesquisar os preços praticados pela concorrência com o objetivo de manter os preços mais competitivos para o público-alvo a ser atingido.

5 – Ações de marketing

A criação de ações de marketing atrativas são importantíssimas para aumento das vendas por meio de campanhas de marketing para atrair o público certo.

Ao conhecer de fato os clientes, a empresa saberá orientar os seus anúncios, propagandas e demais esforços promocionais na abordagem com o público.

6 – Equipe de vendas

Para aumentar as vendas da sua farmácia, é necessário motivar a equipe de vendas com diferentes tipos de incentivos.

A loja pode oferecer para seus vendedores comissões diferenciadas para oferecer determinados produtos, criar lista de clientes, etc.

O produto nunca se vende sozinho, é importantíssimo motivar as vendas e sempre valorizar os trabalhos de cada venda envolvida.

7 – Qualificação da equipe

Tanto a equipe de vendas quanto a equipe de atendimento precisam ser qualificadas e treinadas. 

Sendo assim, a frente de vendas e de atendimento poderá se sentir preparada para promover os produtos e serviços da loja da melhor forma possível.

A qualificação pode ser oferecida no mesmo local onde ocorre as vendas, ou em outro local da sede da empresa para realização de treinamentos, workshops, palestras e demais métodos para estimular os seus funcionários de forma satisfatória.

Outros fatores

Dentre outros fatores importantes para aumentar as vendas de sua farmácia, podemos ainda lembrar do processo de geração de confiança com os clientes potenciais.

A principal chave para elevar o desempenho da empresa e levar as vendas é compreender as demandas do cliente e suas reais necessidades.

Nos tempos atuais, o cliente está cada vez mais informado, e mantê-lo educado ou informado sobre os benefícios de sua marca é um passo primordial.

É indicado que a farmácia saiba gerar vendas de forma inteligente conhecendo o cliente, o mercado e a concorrência.

É de grande importância investir na comunicação direta com o cliente considerando que essa comunicação mudou bastante nos últimos anos considerando o cliente a partir de suas necessidades.

Dica bônus: conte com a Resilcon Contabilidade

Se você deseja aumentar suas vendas e os seus lucros em sua farmácia, não hesite em contar com o suporte de uma contabilidade especializada no seu segmento.

Assim, todas as estratégias serão utilizadas considerando seu mercado, seu público-alvo, as necessidades do seu negócio e sua margem de lucro.

Nós, da Resilcon Contabilidade, além de ajudá-lo a aumentar suas vendas, também ajudaremos com a gestão efetiva de seus custos e com o controle do seu fluxo de caixa, a fim de melhorar sua lucratividade.

Portanto, entre em contato conosco hoje mesmo!

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