Veja agora como cobrar clientes inadimplentes

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O segredo para cobrar clientes inadimplentes e reduzir a inadimplência

Manter clientes inadimplentes sem tomar as devidas precauções pode resultar em prejuízo financeiro para o seu negócio. Não perca mais dinheiro!

Um cliente inadimplente é aquele que não pagou seus compromissos financeiros. Ou seja, quando alguém compra algum produto ou serviço e não faz o pagamento por eles.

Com o cenário da pandemia nestes últimos anos, o número de inadimplentes subiu mais do que o normal nas farmácias e drogarias.

Sendo assim, os donos de negócios procuram saber uma forma de aprender  a lidar com esse tipo de situação que vem acontecendo frequentemente.

Então, se você tem interesse em saber mais sobre clientes inadimplentes, veja as estratégias que preparamos para sua farmácia ou drogaria!

Veja também:

Como cobrar os clientes inadimplentes: entenda um pouco mais sobre esse assunto

Várias são as razões que podem levar à inadimplência, iniciando com o fato do cliente estar insatisfeito com a prestação de um determinado serviço. 

Ou então não possuir recursos para efetuar o pagamento de um produto naquele determinado período do mês.

Por isso, devemos sempre buscar entender quais foram os motivos que levaram a ele a não efetuar o pagamento da dívida.

Como gestor de uma farmácia, existem duas questões sobre a inadimplência que você precisa saber. 

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A RESILCON pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

A primeira fala sobre tentar evitar esse tipo de situação de contas em atraso,o que poderá prejudicar o seu fluxo de pagamentos.

Enquanto que a segunda é a cobrança dos inadimplentes, que precisa ser feita de forma clara e educada para que o cliente não fuja de você.

Veja algumas dicas para fazer a cobrança correta dos clientes inadimplentes!

1. O cliente não é seu inimigo

Desta forma, é necessário que a cobrança seja feita de uma forma tranquila, porém respeitosa. 

Afinal, seu objetivo é que o cliente faça o pagamento e não fique com raiva de quem o está solicitando.

Ademais, como já foi dito, o consumidor pode estar em um momento de dificuldade passageira, e ser um ótimo pagador em outro período.

Sendo assim, vale a pena tentar entender com atenção e buscar uma saída melhor para ambos, tanto para que o pagamento seja feito o quanto antes e  para evitar que a mesma situação se repita adiante.

2. Ter um canal de comunicação eficiente

Às vezes, um cliente atrasa o faturamento porque está em um momento difícil, ou mesmo porque teve problemas para cobrar seus próprios clientes.

Pense em um único proprietário que também precisa agora dos pagamentos dos clientes para cumprir suas próprias obrigações.

Uma vez estabilizada a situação, é bom que o cliente tenha a oportunidade de entrar em contato com a empresa para quitar a dívida ou mesmo propor uma negociação de pagamento mutuamente vantajosa.

Um canal de comunicação para negociações de dívidas, seja por meio de formulário, chat ou qualquer outro método que seja mais eficaz para o seu modelo de negócio, é uma boa ideia.

3. Cuidado com as cobranças e o CDC

A cobrança dos seus clientes também pode ser feita por telefone. É uma via de comunicação de fácil acesso, devendo estar atento ao  Código de Defesa do Consumidor referente a práticas abusivas.

Quem nunca recebeu telefonema de cobrança às 22h da noite? Apesar de comum, é passível de pena (multa e detenção de 3 meses a 1 ano!), já que é uma infração. 

Os principais pontos que merecem cuidado são: 

      – Não se deve expor as dívidas do cliente a familiares ou vizinhos;

– As ligações devem ser em horário comercial;

– Não se deve ligar para telefones comerciais, apenas pessoal;

– Sempre se identifique no início da ligação;

-Não seja abusivo, ligando excessivamente para o cliente;

            – Ameaças ao cliente ou expô-lo publicamente são ações terminantemente proibidas.

Como reduzir a inadimplência?

Citaremos 4 dicas para se tentar reduzir a inadimplência de seus clientes.

  • Sistemas de Automação

Utilizar sistemas que permitem uma ampla visão gerencial da equipe financeira de uma empresa, que pode acessar o histórico de pagamentos dos clientes, é uma ótima ideia.

Além de emitir boletos e integrar com outros módulos, o sistema oferece relatórios para a equipe revisar pagamentos pendentes.

Podendo prever possíveis atrasos com uma notificação amigável de vencimento de conta, por exemplo.

  • Enviar cobranças próximas ao vencimento

Para que se tenha uma cobrança mais efetiva, é bom encaminhar os boletos próximos do vencimento.

Às vezes o cliente atrasa o pagamento apenas por esquecimento e não por não ter condições de pagar.

  • Pesquise antes de oferecer condições especiais

É possível pesquisar o perfil  dos clientes  através do acesso ao histórico do cliente ou mesmo por meio de sistemas de proteção ao crédito. Mas se ele tem potencial, venda apenas em dinheiro.

  • Ofereça opções de pagamento

Provavelmente um dos motivos do atraso é o alto valor que deve ser pago de uma só vez, o que acaba prejudicando a sua farmácia.

Se você vende produtos com essa característica, tenha opções de parcelamento que podem dar uma pausa no seu cliente.

  • Incentivar bons pagadores

Não basta olhar apenas para os tomadores de empréstimo para diminuir a falta de pagamento.

Também é preciso reconhecer e incentivar frequentemente aqueles que pagam suas contas em dia.

Com isso, a pessoa, mesmo estando em uma situação delicada, vai pensar duas vezes antes de deixar a conta de lado. Algumas opções para incentivar o pagamento em dia são:

  • Oferecer descontos para pagamentos antes da data de vencimento;
  • Crie um programa de fidelidade com pontos que podem ser trocados por produtos ou outros benefícios;
  • Oferecer descontos ou prêmios;
  • Ofereça uma taxa de juros mais baixa ou mais opções de pagamento.

 

  • Não deixe as dívidas se acumularem

Parece óbvio, mas, quando uma conta está vencida, você precisa agir rápido. É fato que as pessoas tendem a pagar a dívida se ela for cobrada logo após o vencimento.

Com o passar do tempo, as chances de quitar essa conta diminuirão significativamente.

Portanto, acompanhe suas finanças e contas em atraso e entre em contato com seus clientes com ofertas para pagar no dia seguinte à data de vencimento!

Conte com o suporte especializado da Resilcon Contabilidade

Infelizmente a inadimplência é um problema recorrente na maior parte das farmácias, independente do tamanho da sua empresa.

Mas é possível controlar para que os inadimplentes não impactem tanto no seu caixa e na sua operação, a ponto de tornar a empresa, também, uma devedora.

Para isso, contar com um serviço de contabilidade especializado nesse segmento fará toda a diferença. 

Sendo assim, conte com a Resilcon Contabilidade para promover uma gestão de sucesso para a sua farmácia ou drogaria. 

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