Veja como montar um planejamento orçamentário em sua farmácia
O aspecto financeiro de um negócio é um dos mais importantes. Um setor financeiro vitorioso está dependente de um planejamento orçamentário bem construído.
O planejamento orçamentário é um aspecto fundamental para a gestão de uma empresa. Diante disso, no artigo de hoje, explicaremos o que um plano de orçamento implica, sua finalidade.
Você também compreenderá por que ter um plano de orçamento para sua farmácia é indispensável e como montar um de forma efetiva.
Continue lendo e entenda tudo que você precisa saber!
O que é o planejamento orçamentário?
Estabelecer um orçamento envolve descobrir quais recursos a empresa estará investindo, bem como os fluxos de caixa esperados durante um determinado período. Isto é para planejar o orçamento da empresa no futuro, incluindo as despesas, vendas e receitas.
Isto pode ser feito por um mês, trimestre, semestre, ou mesmo um ano, com um documento abrangente que fornece uma previsão dos valores mobilizados.
Mesmo que nem todos os números possam ser estimados, é crucial avaliar o documento para ver se ele está de acordo com a situação real da empresa. A fim de manter uma boa organização financeira a cada mês, o planejamento orçamentário deve ser usado como referência.
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Qual a finalidade do planejamento orçamentário?
A realização de um planejamento orçamentário para sua farmácia pode servir a uma variedade de propósitos. É um sistema eficaz para organizar o orçamento da empresa, obter um entendimento das receitas e despesas do mês e avaliar os resultados com mais detalhes.
Ao fazer isso, também aumenta a transparência da empresa, pois você pode identificar facilmente quanto está sendo gasto e onde os fundos são alocados, reduzindo assim qualquer potencial de má administração de dinheiro.
Portanto, o planejamento do orçamento não é simplesmente um relatório contábil, mas um poderoso instrumento que auxilia você e outros executivos no processo de tomada de decisão.
Um orçamento é uma ferramenta essencial de preparação e regulamentação para qualquer empresa e o mesmo se aplica a uma farmácia. É estabelecido previamente para determinar as atividades a serem realizadas e os recursos que precisam ser despendidos.
Isto significa que a organização poderá calcular quanto pretende fabricar ou comprar bens, bem como quanto quer vender, a fim de atingir a renda projetada. Posteriormente, ela deverá analisar os recursos, despesas e desembolsos que serão necessários para chegar ao resultado pretendido.
Como montar um planejamento orçamentário em sua farmácia?
O estabelecimento das entradas e saídas dos recursos de uma empresa é apenas o início da criação de um planejamento orçamentário. É essencial ter um conjunto de abordagens visando garantir que o documento seja preciso e facilmente gerenciado ao longo do ano fiscal.
Veja abaixo os passos para o estabelecimento de um planejamento orçamentário em sua farmácia.
1. Diferencie custos, despesas e gastos
Antes de decidir como alocar fundos, é importante estar atento às categorias apropriadas. Pode parecer que “despesas”, “custos” e “gastos” fazem parte de um único fator, mas esta é uma falsa suposição. Cada termo tem um significado distinto.
Gastos – Ao incorrer gastos, o dinheiro é utilizado para adquirir um determinado item ou serviço. Estes custos são aceitos sem a expectativa de qualquer tipo de reembolso financeiro.
Custos – Os custos são semelhantes aos gastos, mas envolvem mais do que apenas a compra em si. Eles podem ser utilizados em outras atividades, como investimentos ou para fins de revendas.
Despesas – Já as despesas, correm regularmente e são necessárias para o funcionamento persistente de uma farmácia. Eles são utilizados para preservar as operações da organização.
2. Estabeleça as datas
O processo de planejamento do orçamento adere tradicionalmente ao ano fiscal, que se baseia no ano civil (de janeiro a dezembro). No entanto, é essencial considerar datas alternativas no caso de circunstâncias imprevistas.
3. Defina objetivos
Um plano bem construído deve incorporar objetivos distintos e inequívocos. Esses objetivos referem-se à designação de prazos e à antecipação de lucros e custos. Os objetivos são mais abrangentes do que as metas, pois os últimos são orientados para descobrir os resultados, enquanto os primeiros envolvem toda a estratégia.
4. Preveja as vendas e deduções
Certifique-se de ter uma métrica de vendas claramente definida, e use-a para criar sua previsão. Isto poderia incluir a média dos números de vendas diárias, semanais, mensais ou anuais. É essencial conseguir estimar as vendas que serão feitas, pois de outra forma é mais difícil fazer uma previsão do dinheiro que será incluído no orçamento.
Além das vendas que calculam os ganhos, portanto, as receitas, também é importante considerar as deduções, as quais são todas as despesas que serão pagas fora do orçamento durante o cronograma estabelecido.
5. Faça a revisão do seu planejamento
É necessário avaliar com frequência para garantir que não estejam sendo cometidos erros no processo de elaboração do orçamento. Além disso, garante que não haja desvios de fundos.
6. Monitoramento dos resultados
O monitoramento do processo é um método para verificar se as ações estão levando ao objetivo final. Manter o controle do orçamento é uma necessidade para garantir que as metas originais sejam atingidas. Além disso, é necessário verificar se as metas permanecem consistentes com quaisquer mudanças que possam ocorrer durante a jornada.
É fundamental estar ciente de que os mesmos resultados podem ser alcançados de maneiras diferentes.
Benefícios do planejamento orçamentário
É possível dividir seu processo orçamentário em diferentes seções ou componentes de sua farmácia. O objetivo é que este plano tenha relevância em relação à estrutura de sua empresa. Consequentemente, você deve modificar o plano quando necessário.
O resultado é que você pode apresentar possibilidades distintas para sua farmácia, sejam elas otimistas ou pessimistas, e ser mais capaz de lidar melhor com as dificuldades que se desenvolvem.
Diante disso, muitas são as vantagens da elaboração de orçamentos para sua empresa, como, por exemplo:
- Melhoria da saúde financeira;
- Clareza sobre a situação econômica da farmácia;
- Melhorar a tomada de decisões dentro da empresa;
- Aumenta o controle financeiro, e muito mais.
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