Como organizar uma farmácia: dicas simples

Como Organizar Uma FarmÁcia Blog - Resilcon - Contabilidade em São Paulo
Sumário
Como Organizar Uma FarmÁcia Blog - Resilcon - Contabilidade em São Paulo

Ao decidir investir no setor farmacêutico é importante saber como organizar uma farmácia. Geralmente, os empreendedores não sabem como orientar o planejamento administrativo e até mesmo o ambiente da loja presencial da drogaria.

Todos os detalhes precisam ser avaliados no processo de montagem da loja da farmácia e do negócio como um todo.

Neste artigo, apresentamos os principais passos para ajudar o empreendedor de diferentes níveis a saber organizar a sua farmácia da melhor forma possível.

Como organizar uma farmácia?

Inicialmente, dentre os principais erros cometidos por empreendedores e gestores é pensar na organização da farmácia somente do lado de dentro.

Claro que todo empreendedor pensa sempre no local do estoque, do balcão principal, a área dos caixas e os setores para instalação das gôndolas e prateleiras.

No ambiente interno também predomina o local de trabalho das equipes de vendas e de atendimento, sendo crucial ter um ambiente interno favorável para a venda, para o atendimento e a disposição dos produtos.

Porém, enxergar a partir do ponto de vista do cliente que chega da rua para entrar no estabelecimento, ter uma boa aparência externa é fundamental para atrair mais e mais clientes.

Além de delimitar os espaços internos, pense sempre na aparência da loja em relação ao ambiente externo, analisando a força do posicionamento da marca no local público, como está arrumada a vitrine e se a fachada possui uma comunicação forte e atrativa.

Analise bem o nome de sua farmácia

O atual nome da farmácia é adequado para o posicionamento geral da empresa nos ambientes externos, isso nos referindo em relação ao tipo de rua, bairro e até mesmo município?

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A RESILCON pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Por exemplo, no Grande Rio de Janeiro, durante quase quinze anos o nome da marca “Drogaria São Paulo” não caiu facilmente nas graças dos clientes cariocas. 

Porém, como a partir de 2011 o grupo da Drogaria São Paulo já havia comprado parte das empresas da Drogaria Pacheco (outra marca bastante forte no RJ), a partir de 2020 parte das lojas que usavam a marca “São Paulo” passaram a adotar a marca “Pacheco” como forma de atrair e fidelizar mais clientes.

Mas, você pode perguntar: “Ué, mas os clientes cariocas não estranharam a volta das ‘lojas Pernambucanas’ nas principais ruas e bairros do Grande Rio?”.

Nesse caso as Pernambucanas atuam no segmento de cama e mesa, e devemos lembrar que no eixo “Rio-São Paulo” muitos fatores culturais podem implicar em aceitação ou recusa por diferentes motivos, como acontece, por exemplo, no futebol entre Flamengo e Corinthians.

O nome de sua farmácia deve sempre pensar na percepção do cliente, em caso de nome inadequado para atrair potenciais clientes é importante repensar o logotipo, as cores ou até mesmo o próprio nome. 

A própria “Drogaria Pacheco” nos anos 1980 era chamada de “Drogarias Jamyr Vasconcellos” e no decorrer dos anos 1990 mudou para “Pacheco”.

A imagem da farmácia

É importante pensar na imagem que a loja em seu geral expressará na mente do cliente que logo entra no estabelecimento. Mesmo que existam ofertas atraentes na porta da loja, é fundamental manter a loja sempre arrumada.

A loja física precisa expressar o ambiente que cuida da saúde ou um estabelecimento de saúde com uso de cores claras, organização dos produtos e limpeza.

Ambiente interno

Depois de revisar a aparência da loja para o ambiente externo, sua organização geral e fatores relacionados ao nome da marca é fundamental pensar agora no ambiente interno. Veja a seguir os principais detalhes:

A Iluminação – A iluminação precisa ser equilibrada, não pode ser forte ou fraca demais, deve ser uma iluminação que conte com lâmpadas LED que distribua a luminosidade com uniformidade.

Geralmente, as embalagens são planejadas para atrair a atenção dos clientes, sendo fundamental que a iluminação destaque da melhor maneira a imagem das embalagens nas prateleiras.

Cor da parede – Por favor, não pinte as paredes de sua loja com a cor vermelha!!! Evite cores chamativas demais ou que causem peso ao ambiente. 

Lembre-se que você não está inaugurando uma academia de ginástica ou restaurante de comida italiana, mas uma farmácia que precisa transmitir limpeza, higiene e cuidado com a saúde.

Já parou para pensar que muitos clientes saem de um consultório médico ou até mesmo de um atendimento hospitalar e logo depois entram em uma farmácia para comprar o medicamento prescrito pelo médico? 

Existem casos de clientes que estão com dor, em tratamento ou com qualquer dúvida e entram na farmácia em busca do medicamento certo, do produto certo e de uma orientação acolhedora para a sua cura ou tratamento.

Investir em cores claras e leves é fundamental para atrair o cliente e mantê-lo confortável. Ao mesmo tempo, as cores das paredes devem ser uniformes para transmitir valores de limpeza, conforto e saúde.

Mobília certa – Ao saber como organizar uma farmácia é indicado comprar mobília planejada ou comprar mobília pré-fabricada para posicionar produtos de diferentes portes e peso, além de contar com mobília para o receber clientes da melhor forma, incluindo cadeira para fila de espera.

O empreendedor não pode sair por aí comprando qualquer tipo de móvel para colocar produtos e equipamentos, deve-se pensar no tamanho do espaço da loja e verificar as conformidades de tamanhos e alturas.

Som ambiente – Para acelerar as vendas, é comum que as farmácias coloquem locutores na porta das lojas para anunciar promoções e indicar prêmios ou bônus. Mas, esse tipo de publicidade no estilo “reclame” não pode ser usado todos os dias, dependendo do planejamento de marketing da empresa.

No dia a dia, a farmácia pode veicular uma rádio interna com o seu nome para veicular anúncios de produtos e veicular músicas calmas e convidativas.

Organização de produtos – Ao procurar como organizar uma farmácia é interessante saber organizar os produtos de forma certa por categoria e tamanho. Não é aconselhável colocar grandes pacotes de fralda geriátrica ao lado de embalagens leves de cremes ou shampoos.

Separe os produtos por categoria, coloque os produtos maiores no fundo da loja separados por categoria como “fraldas”, “papel higiênico”, “lenço umedecido” e entre outros. 

Próximo ao balcão, onde são vendidos os medicamentos controlados, é indicado colocar gôndolas mais baixas para vender “cartelinhas” de medicamentos para dor de cabeça e dores musculares que não exigem receita médica para liberação da venda.

Ou seja, pense sempre no fator tamanho, peso, função e categoria de cada tipo de produto.

Resilcon Contabilidade, serviços especializados para sua farmácia é aqui!

Neste artigo apresentamos dicas simples e diretas para ajudar o empreendedor a saber como organizar uma farmácia considerando o espaço da loja, o controle de estoque e sua exposição também em relação ao ambiente externo.

E, para garantir a implementação correta dos procedimentos necessários, oferecemos um auxílio especializado.

Entre em contato com nossos profissionais e entenda como os nossos serviços de Contabilidade para Drogarias podem te auxiliar a ter uma farmácia bem organizada e decidida.

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

4/5 - (1 vote)
Summary
 Como organizar uma farmácia: dicas simples
Article Name
Como organizar uma farmácia: dicas simples
Description
Ao decidir investir no setor farmacêutico é importante saber como organizar uma farmácia. Leia o artigo que preparamos e saiba de tudo!
Author
Publisher Name
Resilcon Contabilidade
Publisher Logo

Baixar E-book

O que você precisa saber antes de abrir a sua Drogaria

Baixar E-book

Ebook Aprenda A Reduzir Impostos Na Sua Drogaria Dentro Da Legalidade Resilcon Contabilidade — Escritório Especializado Em Drogarias Em São Paulo Sp - Resilcon Contabilidade | Escritório de Contabilidade em São Paulo
Aprenda a reduzir impostos na sua drogaria dentro da legalidade

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

Veja também

Posts Relacionados

Como Prever A Demanda E Evitar A Falta De Produtos Farmacêuticos - Resilcon Contabilidade | Escritório de Contabilidade em São Paulo

Gestão Farmacêutica Eficiente!

Descubra como garantir o estoque de medicamentos essenciais com uma gestão farmacêutica eficaz!  Aprenda a prever a demanda com técnicas eficazes de gestão farmacêutica e

Recomendado só para você
O imposto em farmácia é um processo tributário a ser…
Cresta Posts Box by CP

Ebook - O que você precisa saber antes de abrir a sua Drogaria

Preencha o formulário informando o seu e-mail e receba o seu e-book na sequência no e-mail informado!