Formação de preço de venda: como fazer em sua farmácia para obter lucros?
Veja como ter mais lucratividade em sua farmácia com a formação do preço de venda correto!
Para que uma farmácia tenha mais lucro é preciso efetuar a formação de preço de venda da maneira correta.
A negociação com fornecedores, a gestão de categorias e estoques, relacionamento com clientes, fluxo de caixa.
Todas essas questões devem estar na cabeça do gestor, mas uma precificação bem-sucedida é o primeiro passo para a estabilidade de qualquer negócio.
Ajustar o preço para incluir todos os custos e lucro pretendido e ainda ser um valor competitivo frente à concorrência não é simples.
No entanto, se você entender como criar um preço de venda, os riscos e erros serão minimizados.
Querendo saber mais sobre como efetuar a formação preço de venda? Veja as estratégias que preparamos para sua farmácia ou drogaria!
Veja também:
Formação de preço de venda nas farmácias: quais fatores influenciam?
Certos aspectos são necessários para uma precificação adequada e devem ser incluídos em suas considerações para definir valores sustentáveis. São eles:
1. Mercado
Entender em que tipo de mercado uma empresa atua é necessário para definir preços adequados à sua demanda.
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A RESILCON pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Logo, verifique os tipos de pessoas que você atenderá, seu nível de renda e os itens mais solicitados.
Ou seja, essas informações permitirão que você saiba se pode cobrar um markup elevado ou se deve trabalhar com um volume de vendas maior versus uma participação nos lucros menor.
2. Custos e despesas
Devemos calcular todas as despesas no momento da precificação. No entanto, é preciso definir quais serão elas.
Despesas fixas e com pessoal, fornecedores e impostos são alguns dos itens que não podem faltar na hora de criar o valor de venda certo.
3. Pontos de Inflexão
A partir de qual volume de vendas sua farmácia começa a ter um resultado positivo? Esse é o valor que deve ser sacado durante o mês para cobrir os custos fixos da loja.
Como é formado o preço de venda? Primeiramente devemos listar todos os custos de fazer negócios.
4. Calcule todos os seus gastos
É preciso saber exatamente quais as despesas e os custos que você tem com essa farmácia. Desde as despesas com aluguel, água, conta de luz, segurança, etc.
5. Definição dos ganhos
Depois de determinar seus gastos totais, você precisa considerar a porcentagem de lucro por item.
Nas farmácias, a margem de lucro não é tão alta, fica em torno de 15% a 30%, e valores acima disso acabam afetando significativamente o preço final e fazendo com que seu negócio perca competitividade com as demais.
6. Calcule a sobretaxa
Agora, com custos fixos e variáveis e informações de lucro-alvo, você tem tudo o que precisa para calcular o markup da sua empresa e determinar o preço de venda correto.
Margem = 100 / [100 – (custos variáveis + custos fixos + lucro)]
Portanto, se sua farmácia tiver 10% de custos variáveis, 25% de custos fixos e 25% de lucro esperado, sua margem de lucro será de 2,5%.
Isso significa que se uma commodity está cotada a 30 reais, ela deve ser vendida a 75 reais para cobrir todos os custos e gerar o lucro esperado.
Técnicas para formar preço dos medicamentos
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Como efetuar o cálculo do preço
A princípio, a formação do preço de venda em uma farmácia serve para obter uma margem de lucro mais elevada, além de um preço mais competitivo no mercado.
Contudo, a definição de uma estratégia de vendas se faz necessária para que seja possível ter um preço compatível com os seus custos e despesas variáveis.
Ou seja, uma fórmula deve ser aplicada para que os custos e despesas sejam corretamente calculados.
Além disso, é preciso efetuar a projeção da receita de vendas necessária para tornar a sua farmácia rentável.
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Definição do cálculo do preço de um produto
O lucro é igual ao valor de venda efetuado pelo concorrente menos o custo variável mais o custo das vendas mais a parcela de custo fixo.
Observe que nesta primeira fórmula, o preço de venda é determinado pelo mercado, ou seja, é o preço praticado pelas demais farmácias e drogarias da região.
Isso acontece porque esses custos e despesas não são os mesmos para todas as instalações, cada uma com uma estrutura financeira diferente para cada realidade.
Se você alterar o preço de venda para cobrir custos e despesas, em primeiro lugar, você perderá muitos clientes para a concorrência mais barata.
Em segundo lugar, existem regras de Preço Máximo ao Consumidor listadas pela CMED que não permitem as cobranças.
Como calcular o preço de venda com base no custo?
O preço de venda é igual ao custo variável mais os custos fixos mais o custo das vendas mais o lucro.
Nesse cálculo, todos os seus custos e despesas serão computados. O problema é que apesar de ser atrativo para a sua farmácia, não é atrativo para o cliente.
Veja que na primeira fórmula, o preço de venda é atrativo para os clientes e competitivo com a concorrência, mas não é capaz de cobrir os custos e despesas da sua farmácia.
Na segunda, o cálculo do preço é suficiente para pagar seus custos e despesas mas não é competitivo o bastante para levar as pessoas a comprar os produtos.
Como é o cálculo de venda na farmácia?
Primeiramente, pesquise os preços que seus concorrentes estão cobrando pelos mesmos produtos.
Caso o seu preço seja superior ao da concorrência, você terá que cortar custos ou reduzir a sua margem de lucro para cobrá-lo.
Agora, se o seu preço de venda for menor que o da concorrência, você terá poder competitivo no mercado.
Conte com a Resilcon Contabilidade para formar o preço de venda em sua farmácia
Certamente, adotar a formação do preço de venda adequado é fundamental a fim de que uma empresa tenha resultados excelentes.
Sabemos que a definição do preço de venda em uma farmácia é essencial para um negócio sobreviver mesmo com tanta concorrência.
E, para isso, você precisa de uma contabilidade que auxilie a sua farmácia com ferramentas de precificação na hora de criar os preços de venda dos produtos.
A Resilcon trabalha com a contabilidade consultiva, o que permite uma assessoramento mais dinâmico para o seu negócio.
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