Como saber se minha Farmácia está realmente dando lucros?

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É fundamental saber se a farmácia está dando lucros tendo plena visão dos recursos financeiros que entram e saem da empresa, sabendo calcular o faturamento e subtrair todas as despesas e custos para obtenção do lucro.

Para o empreendedor que sonha em abrir o seu novo estabelecimento farmacêutico ou que já possui uma farmácia consolidada no setor, é importante verificar as linhas de lucro que o seu negócio pode alcançar.

É indicado conhecer métricas, metodologias de monitoramento, passos essenciais de gestão e demais práticas que auxiliam a ampliar a visão do negócio.

Neste artigo apontaremos conceitos e dicas essenciais para empreendedores de diferentes níveis e portes de mercado para reconhecerem os pontos essenciais para identificar custos, despesas, receitas e lucros em sua farmácia.

Como saber se a farmácia está dando lucro?

Seja para o empreendedor que ainda está planejando a abertura de uma nova rede de drogarias ou para o proprietário que já possui uma farmácia consolidada no mercado farmacêutico de sua cidade ou estado, é importantíssimo saber identificar todos os dados financeiros de sua empresa.

Além de identificar, todo o sistema de gestão deve gerar dados, processos de métricas e caminhos que possam ajudar a elevar o lucro da farmácia de forma saudável.

Uma das principais maneiras de saber se a empresa está lucrando é por meio de gestão profissionalizada e específica para o setor farmacêutico, outro passo é aplicar indicadores de métricas de vendas que são bastante úteis para orientar ações que de fato elevou o faturamento, a geração de receita e o lucro de modo contínuo.

O que são métricas de vendas?

No contexto do mercado das farmácias, é importante reconhecer a função das métricas de vendas em farmácias. Na prática, elas se referem a um conjunto de indicadores que apresentam preciosas informações a respeito de vendas de empresas, marcas e produtos.

Esse tipo de dado precisa servir como um ponto de referência para confirmar o faturamento da empresa e até mesmo apontar possíveis melhorias.

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Nesse sentido, as métricas de vendas são bastante úteis para as farmácias. Caso as vendas estejam muito abaixo do nível esperado, é importante que os gestores refaçam o planejamento de venda e o planejamento estratégico de toda a empresa.

No dia a dia, as métricas ajudam a gestão a cumprir os objetivos da cultura organizacional da empresa. Essa parte cultura na empresa abrange a missão, visão e valores da empresa no seu dia a dia e essa área serve de raiz para indicar metas a serem alcançadas.

Utilizando KPIs

Outra ferramenta muito empregada no setor de marketing de vendas e de metodologias de melhoria contínua é o KPI. Essa ferramenta tem sido muito empregada para a geração de métricas de vendas em farmácias.

Antes mesmo de procurar saber se a farmácia está dando lucro, devemos lembrar que a sigla “KPI” é oriunda do idioma em inglês e significa “Key Performance Indicator”, podendo ser traduzido para o português como “indicador chave de desempenho”.

Na prática, abrange um conjunto de métricas dedicadas a vendas de qualquer tipo de empresa, incluindo a de uma farmácia, permitindo a quantificação de resultados e da performance da empresa em diferentes aspectos, servindo de base também para a tomada de novas decisões.

Quais são as métricas?

Voltando a considerar o conceito das principais métricas dedicadas ao setor farmacêutico, a seguir apresentamos os principais tipos de dados nesse contexto que precisam ser considerados.

Dependendo do contexto do mercado de atuação e dos objetivos de cada empresa ou marca, algumas métricas podem ser mais importantes do que as demais.

1 – Número de clientes atendidos

Uma das primeiras métricas a ser considerada é o “número de clientes atendidos”, sendo um dado bastante fácil de ser identificado e mensurado pelo gestor.

Ao utilizar um sistema de vendas e um software de automação de vendas é considerada a realização de registros dos dados de vendas para a futura verificação dos dados no dia a dia e no final de determinado ciclo de conferência.

É importante saber utilizar cada dado de vendas para verificar o resultado dos esforços de vendas e de campanhas de marketing.

2 – Ticket médio

Outro tipo de métrica usada para saber se a farmácia está dando lucro é o “ticket médio” que se refere ao valor mediano que cada cliente gasta em sua compra. Ou seja, qual é o valor médio em dinheiro que cada cliente gasta em média em cada farmácia ou filial?

É importante que o gestor acompanhe e avalie esse tipo de métrica para tomar ações certas para impulsionar vendas e direcionar melhor os esforços de vendas.

3 – Cálculo do lucro geral

Outra métrica tradicional que não pode cair no esquecimento, é o cálculo do lucro geral da empresa.

O nível de lucratividade é uma das mais importantes métricas de vendas que pode indicar se a empresa está indo bem na direção certa. 

Porém, pode ocorrer a situação da empresa estar lucrando, mas ao mesmo tempo não sobrar dinheiro no caixa. Nesse caso é importante verificar o ritmo das retiradas e fazer novos cortes de custos.

4 – Markup

Essa métrica é muito usada para o cálculo mais certo da margem de lucro da empresa. Para verificar se a farmácia está dando lucro de fato, essa métrica é muito aplicada para apresentar se o negócio está de fato gerando crescimento sustentável.

O markup permite calcular o lucro, estabelecer a precificação certa, os valores que são visíveis e não visíveis no processo de produção de produtos e de serviços e limitação de descontos.

5 – Produtividade do colaborador

Para saber se a farmácia está dando lucro ou não, outro dado a ser considerado como uma importante métrica é considerar a produtividade por funcionário.

A partir desse tipo de produtividade, o gestor da farmácia poderá analisar o desempenho que cada funcionário apresenta no operacional, nas metas de vendas estabelecidas por vendedor e nas metas coletivas.

Tenha o respaldo especializado da Resilcon Contabilidade

Considerando todas as métricas profissionais que podem ser aplicadas para saber se a farmácia está dando lucro, devemos considerar cada tipo de métrica existente que melhor se aplica a cada situação ou perfil de empresa em busca do melhor método de aplicação de mensuração de dados, resultados e lucros. 

Diante da importância e complexidade de mensuração de seus lucros, esse é um processo para ser feito por profissionais capacitados. Aqui com a Resilcon Contabilidade você garante apoio especializado em Contabilidade para Drogarias a fim de que todos os seus processos de gestão sejam feitos e bem sucedidos.

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