As movimentações financeiras da farmácia devem ser acompanhadas e monitoradas para manter a saúde financeira do estabelecimento. Nesse ponto, estamos abordando a importância da gestão financeira dedicada para esse setor.
A gestão financeira da farmácia é uma obrigação para manter a farmácia ou drogaria com todas as condições financeiras em dia para manter contas a pagar e receber em dia, gerir o cálculo de geração de receita e de lucro de forma sempre organizada.
É importantíssimo fazer uma ótima gestão nesta área visando o sucesso do negócio como um todo. Trata-se de um departamento que mantém o equilíbrio da empresa.
Como controlar as movimentações financeiras da farmácia?
O dono ou gestor da farmácia ou rede de drogarias não necessita obter uma formação específica dedicada à gestão financeira.
Por outro lado, o empreendedor precisa conhecer um pouco sobre gestão para saber aplicar o controle certo ou pelo menos saber interpretar dados financeiros com conceitos básicos para profissionalizar todos os processos.
A seguir apresentamos nove dicas preciosas para não gerar conflitos sobre a organização das movimentações financeiras.
1 – Planejamento
Devemos sempre iniciar qualquer processo, seja ele de vendas ou de organização, a partir de um planejamento que define de fato as metas e os objetivos financeiros da empresa.
De forma mais avançada é fundamental ter um planejamento estratégico para avaliar como a empresa está no momento atual.
2 – Análise de indicadores
É necessário, ao estudar as movimentações financeiras da farmácia, considerar a análise de todos os indicadores positivos e negativos para compreender a situação financeira da empresa, abrangendo dívidas, receitas , geração de lucros e entre outros.
3 – Automatização
Buscar automatizar a gestão financeira da farmácia é primordial, sendo uma importante forma sendo uma valiosa opção para o registro de dados de forma correta e sempre atualizada.
A automação oferece mais funcionalidades para ajudar no controle das contas da drogaria por meio de um sistema integrado de gestão financeira, sendo que os gestores devem verificar todo o fluxo de caixa, dados da compra e venda de produtos e dispensar o excesso de planilhas manuais.
4 – Fluxo de caixa
É indicado ainda acompanhar o fluxo de caixa diariamente como forma de acompanhar a entrada e saída de recursos no caixa para identificar os lucros reais da farmácia.
A análise do fluxo de caixa da farmácia proporciona ao gestor acompanhar as formas de pagamentos, datas, pagamentos que foram realizados, despesas fixas e variáveis, e outros tipos de registros.
5 – Controle de estoque
Para fazer o controle de estoque é importante saber a quantidade verdadeira de produtos e insumos presente no local de armazenamento da empresa.
A ausência desse tipo de controle pode gerar perdas negativas no processo de gestão financeira da drogaria.
Quando há excesso de produtos em estoque a empresa sofre com o capital ou dinheiro parado com menor fluxo de capital e menor giro de produto.
Por outro lado, manter um estoque muito abaixo do necessário poderá gerar problemas com processo de reposição, afetar o atendimento ao cliente final, e comprometer a qualidade da entrega.
A empresa precisa saber controlar o estoque, registrar todos os produtos existentes e controlar sempre as entradas e saídas. E esse controle ajuda o gestor a enxergar qual produto está tendo maior procura e saída.
Dessa maneira, o gestor pode planejar de forma positiva a quantidade de itens existentes e disponíveis para a venda e entrega.
6 – Conta jurídica ou pessoal
Outro fator que impacta diretamente nas movimentações financeiras da farmácia é o de misturar o dinheiro da conta jurídica com o da conta pessoal.
É um grande erro não separar as finanças da empresa com as finanças da conta pessoal do dono ou do sócio.
Isso pode ocorrer por necessidade impulsiva ou por falta de conhecimento em controle, gerando momentos de pagamentos ou de retiradas de dinheiro do caixa sem fazer registros ou sem fazer o controle necessário.
7 – Tecnologia dedicada para a gestão
Geralmente, uma boa gestão financeira existente para a farmácia ocorre quando o proprietário ou gestor pratica um controle de caixa orientado.
O controle se torna mais facilitado quando o gestor conta softwares otimizados, dados em nuvem e até inteligência artificial para manter os dados financeiros em dia e organizados.
Todas as tecnologias facilitam e em muito o processo da gestão financeira de uma farmácia.
8 – Ter conhecimento de todos os custos
Para a realização da gestão financeira correta de uma farmácia é importantíssimo que os proprietários e gestores dominem conhecimento pleno sobre custos de operação.
Obtendo todos os dados e os mantendo atualizados para saber de forma exata quanto a drogaria precisa vender e lucrar em determinado período para atingir o ponto de equilíbrio.
Ter essa informação em mente é fundamental para manter o negócio rentável e com controle dos custos.
9 – Vendas com cartão
É indicado ainda ao gestor conferir todas as vendas feitas com cartão, pois a melhor gestão financeira abrange o controle dos valores recebidos pelas vendas realizadas através de cartão de crédito.
Nos tempos atuais, seja em estabelecimentos físicos ou online, é bastante comum as compras com cartões de crédito e débito.
É indicado realizar a conciliação de modo frequente considerando os dados enviados pelas operadoras de cartão. Porém, o grande volume de vendas ou de movimentações financeiras da farmácia podem tornar a gestão financeira melhor.
10 – Monitoramento de taxas
Geralmente, as instituições bancárias cobram taxas pela utilização de serviços financeiros. A melhor gestão financeira exige todos os cuidados para conhecer tarifas e não reduzir o faturamento mensal.
O monitoramento das taxas ajudará a verificar algum tipo de cobrança que poderá ser abusiva ou indevida. A cada período é importante fazer a apuração dos resultados independente se são valores pequenos ou altos.
A Resilcon Contabilidade está aqui para te auxiliar!
Quando se trata das movimentações financeiras das farmácias, o controle do fluxo de caixa de uma drogaria é importantíssimo para a garantia de uma organização financeira da empresa.
O proprietário deve sempre realizar a análise dos lançamentos e acompanhar as principais operações relacionadas à entrada e saída de recursos.
Dentre os principais objetivos do controle de fluxo de caixa está manter o controle e gerar saldo positivo como forma de ajudar a empresa a cumprir todos os seus compromissos financeiros.
Para que você possa ter controle efetivo dentro da sua empresa, nós te oferecemos serviços como, Contabilidade para Drogarias e Consultoria Financeira e Empresarial.
Entre em contato conosco agora mesmo e veja como podemos auxiliar sua empresa a ter maior controle sobre suas movimentações e manter um setor financeiro bem gerenciado.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!