Resilcon Contabilidade | Escritório de Contabilidade em São Paulo

Reforma tributária: o que muda para farmácias e drogarias?

Reforma tributária: quais serão os impactos em farmácias e drogarias?

Saiba tudo que precisa sobre a reforma tributária e os impactos para farmácias e drogarias.

A reforma tributária é, com toda a certeza, um dos assuntos mais discutidos no cenário político e econômico recente do Brasil. 

Afinal, seu principal objetivo é simplificar e unificar os impostos federais, estaduais e municipais, reduzindo a burocracia, a sonegação e a carga tributária sobre os contribuintes. 

Mas você sabe quais serão os impactos da reforma tributária para as farmácias e drogarias?

Ela será benéfica ou prejudicial para o seu estabelecimento? Confira agora!

Aproveite e leia também:

O que é a reforma tributária?

A reforma tributária consiste em um conjunto de propostas que visa alterar a forma como os tributos são cobrados e distribuídos atualmente no Brasil. 

Em suma, as propostas buscam substituir os atuais impostos sobre o consumo (como PIS, COFINS, ICMS, ISS e IPI) por um único imposto sobre valor agregado (IVA).

O IVA será cobrado sobre o valor adicionado aos bens e serviços em todas as etapas da cadeia produtiva, com alíquota única e sem cumulatividade. 

Além disso, as propostas também preveem a criação de novos tributos, como o imposto seletivo sobre determinados produtos.

Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?

A RESILCON pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.

Quais os benefícios da reforma tributária para farmácias e drogarias?

Com toda a certeza, o setor de farmácias e drogarias é um dos mais afetados pela complexidade e pela alta tributação do sistema atual.

Desse modo, a reforma pode trazer benefícios para esse setor, como:

Ela pode reduzir o número de impostos, as obrigações acessórias e os custos administrativos para esses estabelecimentos.

Também pode diminuir as distorções, as isenções, as renúncias e as disputas fiscais.

Ela pode eliminar a guerra fiscal entre os estados e os municípios, bem como incentivar a inovação e o investimento.

Por fim, ela pode distribuir a carga tributária de forma mais equitativa e progressiva, combatendo, assim, a sonegação e a informalidade.

Qual os impactos da reforma tributária para farmácias e drogarias?

As farmácias e drogarias são um dos setores mais impactados pela reforma tributária, pois esses estabelecimentos lidam com uma grande variedade de produtos, que possuem diferentes regimes tributários, alíquotas e benefícios fiscais. 

Com a reforma tributária, esses estabelecimentos podem ter um aumento ou uma redução na carga tributária, dependendo de como os produtos serão classificados no novo imposto sobre valor agregado (IVA). 

Reforma Tributária Para Farmácias E Drogarias - Resilcon Contabilidade | Escritório de Contabilidade em São Paulo

Em relação às indústrias farmacêuticas, como apresenta Reginaldo Arcuri, presidente do Grupo FarmaBrasil:

O resultado até agora é positivo e atende questões principais para o setor, como tratamento tributário diferenciado e alíquota reduzida, manutenção da alíquota zero para um grupo de medicamentos mais complexos e de maior impacto para a população, além de preservar os incentivos contratados pelas empresas com alguns estados brasileiros

 

Já o varejo farmacêutico tem as suas ressalvas, tendo em vista que há certa incerteza sobre qual será a alíquota aplicada e se os remédios continuarão com o benefício atual de tratamento tributário especial.

Afinal, como afirma Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma:

Sem esse desdobramento, ainda estamos tateando no escuro. Vivemos um grave problema na saúde pública, em que 54% da população não adere ao tratamento clínico. Não diminuir, ou até aumentar, os impostos sobre medicamentos pode agravar esse panorama. 

 

Fonte: Reforma tributária tem aprovação e ressalvas do setor.

Além disso, a reforma tributária também pode afetar as margens de lucro, os preços e a competitividade das farmácias e drogarias.

Isso porque elas terão que se adaptar às novas regras de tributação, de crédito e de compensação do IVA. 

Tudo isso pode exigir mudanças nos sistemas de gestão, nos processos internos, nos contratos com fornecedores e clientes, e na estratégia de mercado.

Por isso, contar com uma contabilidade especializada nesse setor pode ser essencial para aproveitar os benefícios e evitar prejuízos.

Conte com a Resilcon para evitar prejuízos!

Como você pode ver, é essencial contar com o apoio de uma contabilidade especializada para orientar e auxiliar as farmácias e drogarias a se prepararem para as mudanças e a aproveitarem as oportunidades que a reforma pode trazer.

Aqui, na Resilcon, vamos ajudar você a:

Sendo assim, se você quer garantir que a sua farmácia ou drogaria esteja preparada para a reforma tributária, e que possa se beneficiar das vantagens que ela pode oferecer, não deixe de contar conosco!

Aguardamos sua mensagem!

5/5 - (1 voto)
Sair da versão mobile