Será que sua drogaria está realizando a gestão financeira da forma apropriada?
Saiba o que considerar ao fazer a gestão financeira da sua drogaria!
A gestão financeira de uma empresa, por vezes, é determinante quanto ao sucesso que ela terá em alcançar seus objetivos.
Sendo assim, é importante que ela seja realizada da maneira adequada em sua empresa. Assim, será possível utilizar seus recursos da maneira apropriada.
Em tal cenário, preparamos o presente artigo, com informações relevantes, as quais vão ajudar você a entender melhor o que é a gestão financeira e como aplicá-la adequadamente em sua farmácia ou drogaria.
O que é a gestão financeira?
A gente pode entender a gestão financeira como sendo um conjunto de ações, decisões e controles que será utilizado para acompanhar o uso do dinheiro do seu negócio.
Nesse sentido, ela está relacionada à forma como suas rotinas estão estruturadas, no que se refere a entender de onde os recursos estão vindo e onde eles estão sendo aplicados.
Ela também está relacionada à escolha dos relatórios que serão usados para analisar se o dinheiro do seu negócio está sendo aplicado de acordo com os seus objetivos, etc.
Nesse viés, a gestão financeira tem um papel importante para assegurar que os recursos do seu empreendimento sejam utilizados de acordo com as metas da organização.
Isso posto, aproveite para ler alguns artigos que separamos e saiba mais:
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A RESILCON pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Quais problemas você pode ter quando a gestão financeira não é feita apropriadamente?
Fazer uma gestão financeira eficiente nem sempre é algo simples.
Demanda, disciplina, organização, metas definidas e estratégias que permitirão agir da maneira correta.
Sendo assim, um dos maiores desafios ligados ao tema está em traçar objetivos alcançáveis.
Isso porque, para realizar essa tarefa, é necessário conhecer particularidades da empresa, como:
- Pontos fortes e fracos;
- Mercado no qual está inserida;
- Perfil do público-alvo.
Além disso, é necessário se antecipar a mudanças que tenham relevância.
Por exemplo, de nada adianta estabelecer como meta o dobro do faturamento, se no local não há público suficiente ou se o seu estabelecimento não possui capacidade para atender essa demanda.
Ainda, é necessário trazer que nem sempre é algo simples estruturar as rotinas para a gestão financeira ocorrer de maneira adequada.
Em tal cenário, conhecer modelos de processos adotados em outros empreendimentos pode ajudar, mas se não considerar suas particularidades, ela pode não ser efetiva.
Existem várias outras dificuldades com as quais você poderá ter de lidar em sua drogaria ou farmácia. Todavia, tais aspectos podem variar bastante.
Portanto, é imprescindível o suporte de um especialista.
Como realizar uma gestão financeira eficiente em uma farmácia ou drogaria?
Para realizar uma gestão financeira em seu estabelecimento da forma adequada, inicialmente, é preciso conhecer suas necessidades.
Isso demanda entender, por exemplo, a quantidade de informações com as quais você precisa lidar no seu dia a dia, o número de colaboradores que devem atuar no setor financeiro da sua empresa, e vulnerabilidades às quais ela esteja exposta.
Isso ajudará bastante nas próximas etapas!
Posteriormente, será necessário estabelecer como os processos deverão acontecer.
Exemplo disso é definir como os recebimentos e pagamentos serão realizados em seu negócio: profissional, período do dia, dentre outros.
Também é preciso estabelecer quais os controles e relatórios que deverão ser emitidos e analisados para saber como está a saúde financeira do negócio.
Escolher a ferramenta, ou seja, o sistema operacional, é outra etapa importante.
Lembre-se que o sistema deve estar alinhado com suas necessidades.
Por vezes, é inteligente escolher uma ferramenta que também dê suporte na realização do controle de estoques e emissão de notas fiscais, por exemplo.
Nesse cenário, é fundamental lembrar que a sua empresa está em constante mudança. Logo, é fundamental que sua gestão financeira seja periodicamente reavaliada e melhorada.
Por que ter a ajuda de um profissional contábil é uma estratégia inteligente quando se trata de fazer a gestão financeira adequada em sua farmácia?
Ter o suporte de um profissional especializado é importante para que a gestão financeira da sua empresa seja melhor desenvolvida.
Com a ajuda de quem entende, fica muito mais fácil entender o momento do seu negócio, adotar rotinas que estejam alinhadas com suas necessidades, analisar seus números e fazer escolhas que tenham impacto positivo no seu futuro.
Nesse cenário, ter o auxílio de um contador que trabalha de maneira específica com drogarias e farmácias é uma ação que vai ajudar você nessa tarefa.
Sugestão de leitura:
Isso posto, no link abaixo, você conhecerá quem pode ajudar quando se trata desse tema:
Contabilidade para Drogarias em São Paulo – SP
Resilcon: apoio para ajudar você a assumir de vez as rédeas da sua farmácia ou drogaria
A forma como a gestão financeira da sua farmácia ou drogaria acontece irá facilitar, ou mesmo dificultar, o alcance das suas metas ao empreender.
Ter auxílio de profissional especializado é a melhor alternativa para garantir a correta gestão em sua farmácia, evitando esse problema em seu negócio.
Nós, da Resilcon, temos a expertise necessária para ajudar você nesse assunto!
Clique no botão abaixo, fale conosco e conheça os benefícios que a nossa parceria irá proporcionar ao seu empreendimento.
Preciso de ajuda para ter mais controle sobre as finanças do meu empreendimento