O CFF (Conselho Federal de Farmácia) é responsável por regularizar e fiscalizar todas as atividades ligadas ao setor farmacêutico no Brasil. Normalmente, os profissionais que atuam na área costumam ouvir falar bastante dessa instituição.
Além da regularização, o CFF oferece diversos serviços e conteúdos para orientar profissionais de farmácia e da área de saúde, bem como estabelecer normas e informações para os estabelecimentos da área farmacêutica.
Neste artigo falaremos mais sobre essa instituição e o valor de sua atuação na área.
O Conselho Federal de Farmácia
Geralmente, os empreendedores da área podem ter a dúvida para saber como o CFF pode ser útil ou influenciar no dia a dia de sua farmácia.
Normalmente, proprietários e gerentes de farmácias não compreendem como a CFF pode ser uma importante orientadora para a rotina de seu negócio.
É fundamental que cada setor de atuação profissional e mercadológica tenha entidades que o represente como forma de manter a legalização e o respeito a determinado setor.
Principais atividades
Dentre as principais atividades que o CFF desenvolve podemos destacar a edição e disponibilização de publicações mensais e gratuitas no formato de periódicos e revistas que visam atualizar todos os colaboradores da área.
Apresentação de palestras e de cursos EaD gratuitos para profissionais de saúde, publicação de normas, leis e recursos jurídicos disponíveis no portal oficial da CFF, recebimento de sugestões e melhorias por parte de farmácias e público em geral, oferece canal de denúncias de abusos ou de ilegalidades e todos os dados oficiais do setor farmacêutico.
Na prática, seja no contexto normativo e informativo, a CFF ajuda bastante as marcas e seus estabelecimentos a se manterem em dia com as melhores atividades dedicadas aos profissionais de saúde, empreendedores e clientes.
Como é formado o CFF?
O Conselho Federal de Farmácia é um órgão de interesse público representativo, com atuação fiscalizadora e reguladora, incluindo as atividades farmacêuticas profissionais em todo o Brasil.
Esse órgão é formado por 27 conselheiros federais ativos e mais 27 conselheiros federais suplentes.
Sendo que todos os membros que compõem o conselho são eleitos por voto dado pelos conselhos regionais que indicam um representante por estado para compor o conselho federal.
A entidade utiliza como logomarca a imagem de uma serpente enrolada em um cálice, lembrando que o cálice simboliza a profissão farmacêutica com origem icônica na antiguidade a partir da mitologia grega cuja imagem representa a cura através da taça, e a serpente representa a ciência.
A criação da CFF
O Conselho Federal de Farmácia surgiu em meados do ano de 1936, no Brasil. A sua criação se deveu às reivindicações e indicações de líderes de governos para que se formalizasse de fato a criação da CFF.
A entidade seria, por completo, criada em 11 de novembro de 1960, a partir da Lei nº 3.820 com a aprovação do presidente da República Federativa do Brasil, Juscelino Kubitschek.
Missão e objetivos
A CFF tem como missão buscar valorizar o profissional de farmácia, desta forma, você consumidor tem a certeza de que será atendido somente por profissionais devidamente credenciados e de acordo com a legislação vigente.
O seu objetivo é a promoção e assistência para o setor farmacêutico como forma de gerar benefícios para a sociedade considerando o respeito aos direitos do cidadão e do consumidor.
O que faz o conselheiro?
No Conselho Federal de Farmácia, cada conselheiro assume capacidades, funções e habilidades para ajudar na fiscalização da profissão de farmacêutico, realizar os registros e habilitar por meio de normas e habilitação o exercício dos profissionais.
Dentre as principais atribuições da CFF podemos destaca que ela trabalha para:
- a proteção do consumidor de medicamentos no sistema de saúde;
- supervisionar a prática profissional por meio de comitê regional da farmácia;
- incrementar a promoção da assistência médica com garantia de acesso aos medicamentos;
- atuar a favor da ética no setor farmacêutico e indústria do setor;
- trabalhar junto com as autoridades de saúde para oferta de melhor qualidade de vida para todos;
- oferecer assessoria por meio de informações técnicas e jurídicas;
- fazer revisões de processos e recursos analisados pelo conselho;
- considerar todas as questões que impactam nas atividades do profissional de farmácia;
- publicar e emitir resoluções favoráveis aos profissionais de farmácia, apoiar e realizar conferências, congressos, cursos e eventos.
Todo tipo de denúncia deve ser feita por meio da ouvidoria da CFF através de seus sites oficiais e canais de comunicação.
A importância do Conselho Federal de Farmácia
Portanto, o Conselho Federal de Farmácia apresenta objetivos e missões bastante consonantes com as teorias, normas e práticas do setor farmacêutico, sobre as atividades dos profissionais, as atuações de colaboradores, emitir normas, publicações e acolher todo tipo de denúncia.
Trata-se de um órgão representativo que fiscaliza e regula o setor, lembrando que existem os Conselhos Regionais presentes em todos os estados, com a missão de organizar e defender o usuário de medicamentos e dos serviços de farmácia de forma local e nacional.
Também atua para garantir acesso de qualidade aos medicamentos com o uso racional dos remédios.
Essa entidade zela pela ética e pela valorização do profissional de farmácia, inclui ainda a produção e dispensação de produtos farmacêuticos e medicamentos. Ressaltando que os Conselhos Regionais possuem autonomia administrativa em relação ao conselho federal, por ser uma autarquia pública.
Nos últimos anos, no Brasil, o setor deu importantes passos a favor da valorização profissional, elevação do fator ética na atuação e no desenvolvimento de cultura organizacional mais avançada.
A CFF trabalha para dar continuidade às normas e qualidades da atuação profissional e ao respeito ao consumidor, incentivando também o desenvolvimento de uma cadeia de produtos e serviços dedicados para atender o setor, sempre colocando a saúde em primeiro lugar com a devida geração de receita de forma equilibrada com o mercado.
A Resilcon Contabilidade está pronta para auxiliar em tudo que sua farmácia precisa
Neste artigo apresentamos o conceito da CFF, a sua importância como instituição e suas principais atribuições no setor farmacêutico, no mercado e na relação com os profissionais de saúde.
É fundamental reconhecer o papel dessa instituição e do processo de formação do conselho de forma direcionada.
Se você precisa de auxílio quanto a qualquer assunto relacionado a CFF, não exite em entrar em contato com nossos especialistas.
Aqui, com a Resilcon Contabilidade, você conta com um apoio especial em Contabilidade para Drogarias.
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!