Defina o mix de produtos ideal para sua drogaria
Descubra agora as melhores estratégias para definir o mix de produtos ideal para a sua drogaria!
Definir o mix de produtos é uma decisão estratégica que pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso da sua drogaria.
Por isso, deve ser tomada com cuidado e conhecimento!
Mas, como escolher o mix de produtos ideal para a sua drogaria? Quais são os critérios que você deve considerar?
No artigo de hoje, vamos apresentar as melhores estratégias para definir o mix de produtos ideal para a sua drogaria. Acompanhe!
O que é o mix de produtos?
O mix de produtos é o conjunto de itens oferecidos aos clientes pelo estabelecimento.
Porém, atenção: não estamos falando apenas de quantidade de produtos, mas, acima de tudo, de diferentes categorias, características e faixa de preços.
Portanto, um bom mix de produtos deve atender às necessidades e expectativas dos seus consumidores, oferecendo produtos de qualidade, variedade, conveniência e valor agregado.
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Qual a importância do mix de produtos para as drogarias?
Com toda certeza, o mix de produtos é um dos elementos mais importantes do setor de marketing e vendas de uma drogaria.
Afinal, influencia diretamente a satisfação e a fidelização dos clientes, a geração de receita e lucro, a diferenciação e a competitividade da drogaria no mercado.
Um bom mix de produtos atende às necessidades e expectativas dos consumidores.
Além disso, ajuda a gerar vendas e lucratividade para a drogaria, considerando a margem de contribuição, o giro de estoque, a sazonalidade e a elasticidade de cada produto.
Por fim, um bom mix de produtos ajuda a garantir a sustentabilidade e a competitividade da drogaria, adaptando-se às mudanças do mercado, às tendências de consumo, às inovações tecnológicas e às normas regulatórias.
O que considerar na escolha do mix de produtos da sua drogaria?
Agora que você já sabe o que, de fato, é o mix de produtos e qual a sua importância, é hora de entender o que considerar na hora de escolher o da sua drogaria, não é mesmo?
Primeiramente é importante destacar que os fatores podem variar conforme o seu público-alvo, seu mercado, seu orçamento, etc.
Mas, de forma geral, você deve considerar:
- Demanda
- Lucratividade
- Sazonalidade
- Concorrência
- Espaço físico
- Histórico de vendas
Com essas informações em mãos, você pode partir para a ação e definir o seu mix de produtos. Veja como fazer isso a seguir!
Como definir o mix de produtos ideal para sua drogaria?
Como vimos, um bom mix de produtos deve atender às necessidades e expectativas dos consumidores.
Mas, como fazer isso? É preciso seguir alguns passos, que envolvem pesquisa, análise, planejamento, implementação e avaliação. Veja a seguir:
1 – Pesquisa
O primeiro passo é fazer uma pesquisa de mercado!
Assim, será possível conhecer o perfil, as preferências, as necessidades e o comportamento de compra dos seus clientes, bem como a oferta, a demanda, os preços, as promoções e as estratégias dos seus concorrentes.
Para isso, você pode usar ferramentas, como pesquisas de satisfação, análise de dados, observação, entrevistas, etc.
2 – Análise
Em seguida, é importante fazer uma análise interna para avaliar fatores cruciais dos produtos, como:
- Desempenho.
- Rentabilidade.
- Sazonalidade.
- Giro.
- Elasticidade.
- Margem e ciclo de vida.
Essa análise também deve ser utilizada para identificar as oportunidades, as ameaças, as forças e as fraquezas do seu mix de produtos.
Assim, você pode oferecer os produtos certos no momento certo, para o mercado e os clientes adequados, podendo maximizar suas vendas.
3 – Planejamento
O terceiro passo é fazer um planejamento estratégico para definir os objetivos, as metas, as ações, os recursos, os prazos e os indicadores do seu mix de produtos.
Para isso, é importante utilizar ferramentas como plano de ação, orçamento, cronograma, etc.
4 – Implementação
Agora, é hora de colocar em prática o seu planejamento, executando as ações previstas, como:
- Comprar.
- Estocar.
- Expor.
- Precificar.
- Promover e vender seus produtos.
5 – Avaliação
Por fim, o último passo é fazer uma avaliação periódica para medir os resultados, os impactos, os benefícios e os problemas do seu mix de produtos.
Para isso, considere os objetivos, as metas e os indicadores definidos no planejamento.
Como usar o mix de produtos para aumentar as vendas da sua drogaria?
Além de montar o mix ideal, você pode seguir algumas boas práticas para aumentar suas vendas, como:
- Destacar os produtos mais vendidos;
- Fortalecer suas estratégias de up-selling e o cross-selling;
- Realizar pesquisas de feedback dos clientes;
- Acompanhar as tendências e as novidades;
- Realizar testes e experimentos;
- Fazer uma análise de desempenho dos produtos.
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