Guia completo de como utilizar as gôndolas em sua farmácia
O uso de gôndolas em farmácias depende de um planejamento de organização e disponibilização de mobiliário a ser usado de forma estratégica para alavancar as vendas e consideravelmente orientar o cliente ativado. Saiba como utilizá-la!
Nos tempos atuais, usar gôndolas em farmácia é muito importante para elevar as vendas e oferecer diversidade de produtos para os clientes.
No entanto, alguns empresários do setor farmacêutico ainda não enxergam as oportunidades que a forte exposição de seus produtos pode oferecer para drogarias e lojas farmacêuticas.
Estamos falando de produtos de primeira necessidade, mas, mesmo assim, algumas farmácias não ligam muito para a exposição dos produtos e demais itens de suas lojas.
Saber organizar, disponibilizar e expor os produtos é de suma importância para alavancar as vendas e não depender somente do acaso.
Seja por meio de gôndolas ou através de setores mais complexos, a loja precisa contar com mobiliário específico para drogarias para expor os produtos da melhor forma.
O que são gôndolas em farmácia?
As gôndolas podem ter a aparência similar de estantes estreitas e podem ser fabricadas em diferentes alturas e larguras.
Existem gôndolas fabricadas sob medida para supermercados, farmácias, entre outros tipos de estabelecimentos de varejo ou atacado.
Porém, para os produtos serem bem expostos, é importante que a farmácia pense bem no layout do estabelecimento de forma que influencie a tomada de decisão do cliente potencial.
Em uma visão geral, a gerência de vendas precisa oferecer um ambiente atrativo e aconchegante para incentivar o cliente a conhecer a marca da farmácia, os produtos e as promoções.
O ambiente pode ser organizado para receber as gôndolas que de fato receberam diferentes tipos de produtos, desde medicamentos até alimentos leves.
A distribuição do mobiliário
Os gestores, gerentes de vendas e vendedores devem valorizar a distribuição de cada tipo mobiliário no ambiente da farmácia como forma de influenciar diretamente o faturamento da loja.
Ao aperfeiçoar e melhorar a disposição dos produtos, é importante pensar em atender as necessidades dos clientes, de forma que combinar o tipo de gôndola certa ao layout da loja influenciará bastante nos resultados de vendas.
Em diferentes momentos, o layout de uma loja pode ser adaptado ou até mesmo alterado por completo para facilitar o contato dos produtos com o cliente e dessa forma impulsionar as vendas.
A distribuição do mobiliário dessa forma ajuda a impulsionar as vendas com a distribuição correta de produtos de diferentes tamanhos e pesos de forma a gerar uma venda confortável e agradável para o cliente.
Exposição adicional para produtos
Quando a loja instala gôndolas em farmácia, é importante analisar que determinados produtos podem receber maior exposição adicional, ou seja, com mais destaque.
Principalmente, no caso de produtos em lançamento ou em processo de promoção. Isso sem falar em ofertas de produtos sazonais como protetores solares especiais para dias de verão.
Esses tipos de produtos sempre necessitarão de mais visibilidade para obter maiores chances de vendas.
Produtos na altura dos olhos
De certa forma, os produtos que são mais lucrativos podem ficar disponíveis na altura dos olhos. Nesses casos, estamos nos referindo às gôndolas que ficam nos espaços mais nobres perante a altura dos olhos dos clientes.
Nessas linhas de disponibilização, invista na divulgação de marcas que são líderes de mercado e produtos que oferecem mais saídas.
Com essa consideração estratégica, a exposição dos produtos na farmácia será bastante importante para girar o estoque dos produtos.
Início de fluxo
No ponto de início de fluxo de vendas, devemos abranger os produtos que possuem maior valor agregado que podem chamar mais atenção do cliente em prol da qualidade dos produtos e das marcas que são de fato reconhecidas.
Final de fluxo
No ponto final do fluxo da gôndola, temos a oportunidade de gerar visitas na loja.
Em suma, a exposição de produtos na farmácia precisa considerar que, dependendo do tamanho da loja física, pode-se oferecer carrinho de compras para o cliente transitar e fazer suas escolhas de forma mais confortável e orientada.
Posicionamento dos produtos na gôndola
É importante lembrar que os produtos não podem ficar de lado, tortos, virados ou deitados, muito menos com a marca ou nome do rótulo ao contrário.
É importante não dificultar a visão ou a leitura do cliente perante o produto. O campo de visão precisa ser respeitado ao inserir gôndolas em farmácia.
Geralmente, as farmácias não aproveitam de fato os espaços para colocar seus produtos e disponibilizá-los de forma correta.
Os gerentes de vendas precisam expor seus produtos considerando a necessidade e percepção do cliente dentro da loja, podendo sempre aproveitar todos os espaços para posicionar diferentes tipos de itens e produtos.
Em contrapartida, uma farmácia mal organizada pode comprometer a exposição de produtos de diferentes segmentos de consumo.
E a entrada da loja?
A entrada da loja é considerada como o ponto nobre de qualquer tipo de estabelecimento, seja uma livraria, padaria e drogaria.
É na entrada que o cliente pode se sentir “convidado” a conhecer determinado tipo de promoção ou produto.
Como usar a ponta de gôndola?
Normalmente, as pontas de gôndolas podem ser indicadas como um dos principais locais de divulgação e disponibilização de produtos. E são considerados os melhores gestores de vendas para expor produtos de forma oportuna para os clientes em diferentes pontos de passagens.
Categoria de produtos
Outro fator importante no uso de gôndolas em farmácia é determinar a categoria dos produtos a serem expostos. Na prática, não é recomendado expor remédio para dor de cabeça ao lado das embalagens de shampoo, por exemplo.
É fundamental que cada mercadoria seja exposta e bem classificada no setor certo. Claro que as categorias correlatas podem permanecer mais próximas como forma de incentivar “compras casadas” ou “compras de oportunidades”.
Conte com o suporte especializado da Resilcon Contabilidade
Em diferentes tipos de ambientes, seja em uma farmácia pequena, média ou grande, é fundamental posicionar cada tipo de gôndola de forma oportuna para expor o produto da melhor forma possível sem perder novas oportunidades de vendas.
Agora que você já sabe como realizar essa organização, saiba também que nós, da Resilcon Contabilidade, também podemos ajudar você a melhorar os resultados de sua farmácia.
Isso porque, somos uma contabilidade especializada em farmácias e drogarias. Desse modo, temos aquilo de que você precisa para ajudar você a manter sua farmácia organizada, saudável e lucrativa.
Entre em contato conosco!
CLIQUE AQUI PARA CONTAR COM A NOSSA CONTABILIDADE ESPECIALIZADA EM SUA FARMÁCIA!