A franquia de farmácia é uma grande oportunidade no setor do mercado farmacêutico que, nos últimos anos, tem registrado números expressivos de resultados, principalmente com o surgimento da pandemia de 2020.
Em nosso país, os resultados cresceram bastante, até mesmo em cidades do interior. Segundo dados da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácia e Drogarias) a quantidade de lojas de farmácias teve significativo aumento entre 2015 e 2020.
Porém, a partir de 2021, foram mais de 800 lojas abertas no Brasil, número bastante superior em comparação a 2018.
Sendo assim, muitos empresários estão encontrando nesse segmento uma importante oportunidade para investir capital e gerar novas oportunidades de ganhos.
A franquia de farmácia
Quando consideramos as franquias nesse setor, devemos sempre analisar os projetos de negócio e os resultados que possam ser interessantes de fato, mas é importante conhecer como cada modelo de negócio funciona.
Inicialmente, as franquias são acessadas por empreendedores que querem iniciar o negócio com segurança e precisam expandir a área de mercado. Com o investimento determinado, é possível atingir regiões mais remotas em comparação à matriz da marca da farmácia.
Por outro lado, o empreendedor que pretende se tornar um franqueado (aquele que recebe o direito de usar a marca) precisa conhecer todos os padrões e normas de uso da marca do franqueador (a empresa que cede o uso da marca e oferece todas as orientações).
De todo modo, a marca deve incentivar que o empreendedor que adere ao seu programa de franquia possa de fato explorar comercialmente a sua marca, produtos e serviços.
Dessa forma, o franqueado poderá ter a chance de atuar com a presença de uma grande marca em suas mãos, avançando por um processo menos burocrático para abrir uma nova empresa a partir do zero.
Quer ajuda para abrir uma empresa ou ter um CNPJ?
A RESILCON pode ajudar você na abertura de sua empresa, deixe seus dados e nossos especialistas entrarão em contato.
Dados de mercado
A considerar o mercado de franquia de farmácia, existem dados a serem considerados. Segundo informações levantadas pelo Google Brasil, somente 35% dos brasileiros cuidam de fato de sua saúde no dia a dia.
Segundo pesquisas da Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias), todas as empresas do setor atingiram faturamento de R $55,8 bilhões somente no primeiro semestre de 2020.
Sendo que esse resultado foi de 7,9% superior ao do ano de 2019, com o processo de crescimento de comercialização.
Condições básicas
A seguir apresentamos as principais condições e benefícios relativos ao processo de abertura de franquia no segmento farmacêutico.
1 – Processo de expansão
Ao oferecer programa de franquia para novos empreendedores, a marca consegue criar um fluxo de expansão com agilidade e, ao mesmo tempo, oferece modelos prontos de empresas para ajudar o franqueado a começar o próprio negócio considerando todos os pontos estratégicos.
2 – Marca
Quando o franqueador possui uma marca muito reconhecida e respeitada no mercado, será mais fácil receber a adesão de novos franqueados, pois poderá ainda oferecer recursos de publicidade e marketing em relação ao público.
3 – Contrato
Lembramos que tanto o franqueado quanto o franqueador se mantêm mais seguros de forma jurídica perante todos os processos de acordos.
Geralmente, isso ajuda a gerar mais segurança para o novo empreendedor adquirir a franquia e poder desenvolver os seu novo negócio com a franquia.
4 – Processo de gestão
Antes mesmo de começar a abrir as portas da empresa, o empreendedor que adquiriu a franquia de farmácia poderá passar por processo de treinamento de gestão e de posicionamento junto à empresa franqueadora.
5 – Fornecedores
Sabemos que uma empresa organizada para vencer no mercado precisa contar com bons fornecedores. Geralmente, o programa de franquia pesquisa bastante sobre os melhores fornecedores para determinado setor.
6 – Criatividade
O lançamento de novos produtos ocorre de forma automática é bem direcionada sempre que a marca da franquia faz novos lançamentos ou inclui novos produtos no portfólio dedicado às vendas.
7 – Padrão de mercado
A franquia ajuda a manter a padronização de atendimento, prestação de serviços e oferta de produtos, de forma que o empreendedor não dependerá de um negócio independente partindo do zero sem contar com as devidas orientações.
Através do investimento em uma franquia, o empreendedor poderá conhecer diferentes unidades de marca e de modo operacional para manter o padrão de qualidade da marca.
8 – Processo de negociação
Nesse ponto, a franquia de farmácia permite a negociação com fornecedores que oferecem preços e custos mais baixos, lembrando que o processo de aquisição de produtos é direcionado para todas as unidades da rede de franquia.
9 – Suporte preciso
O franqueado sempre poderá contar com o suporte e demais orientações a serem prestadas pelo franqueador. Dessa forma, o empreendedor que adquire a franquia pode receber suporte dedicado em diferentes áreas como contabilidade, tributação e até na área jurídica.
10 – Grupo
O sentimento nesse tipo de investimento é a sensação de pertencer a um grupo de investidores que atuam dentro da mesma marca.
Na prática, o crescimento da marca ajuda no crescimento da loja franqueada e o crescimento do estabelecimento ajuda no desenvolvimento do grupo como um todo.
Na prática, a franquia ou franchising envolve um mercado muito colaborativo cujo mercado atua para criar e administrar crescimento orgânico.
Os melhores benefícios
A seguir apresentamos os melhores benefícios para quem adquire a franquia de farmácia.
1 – Estrutura completa
O proprietário de uma franquia passa a ser considerado como o patrão, principalmente quando a estrutura da empresa está consolidada e já plena para atender aos funcionários da melhor forma.
2 – Marketing
A franquia oferece estrutura de marketing com estratégias que ajudam a empresa a prosperar em um mercado em expansão que necessita de investimento com a comunicação adequada.
3 – Análise de investimentos
Ao adquirir uma franquia, o empreendedor contará com toda consultoria que ajudará a prever mercados, cenários financeiros e levantamento de diferentes tipos de oportunidades.
Na prática, o franqueado terá acesso a diferentes ferramentas e opções de negócios.
Portanto, conte com apoio capacitado
Ao pensarmos na franquia de farmácia podemos enxergar esse mercado de forma mais abrangente e orientada. Ter capacitação para abrir sua franquia é essencial para garantir um futuro promissor.
Logo, a Resilcon Contabilidade está aqui para te auxiliar na abertura da sua franquia de farmacia.
Se você deseja abrir uma franquia e não sabe quais os procedimentos necessários para evitar prejuízos, fale agora com nossos consultores especializados em Contabilidade para Drogarias e saiba mais detalhes!
PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!